sábado, 16 de junho de 2012

BLOOMSDAY

Sem ufanismo, mas nosso país esparge excelente literatura. Alguém já listou o número de escritores brasileiros de primeiro time que no decorrer da existência desta nação  produziu obras de referência? Eu não saberia dizê-lo sem antes recorrer a uma pesquisa minuciosa.  Decerto, é inegável a profusão  de grandes obras literárias; podemos arrogar esse mérito.

Quem não tira o chapéu para Machado, Guimarães, Drummond, Graciliano, Aluísio, Autran, Euclides, Gullar, Darcy, R. Fonseca, Cecília, Clarice, Lygia, Rachel, Cora, Carlos, Oswald, irmãos Campos, Sabino, J. Ubaldo, Leminsky, M. Hatoum... enfim, não tem fim.

O que me reportou a esse tema hoje foi uma constatação bem simples: enquanto vemos Joyce aclamado e celebrado na Irlanda e até fora dela, em todo 16 de junho, Suassuna aguarda um reconhecimento.  Um reconhecimento que no seu âmago é a expressão máxima não de um único talento, mas da qualidade de todo um povo.

Se não temos um "Bloomsday", não é por constrição de competência. Talvez por irrelevância? Não sei. Mas nossa produção literária merece exaltação. Podemos vibrar e torcer para que neste ano nossa literatura seja coroada na representação de Suassuna e, assim, com esse "Nobel de Literatura" elegeremos o "DIA DA SAGA DE GRILO E CHICÓ" e faremos dessa efeméride o nosso reconhecimento mais belo e sublime a todos os queridos escritores brasileiros.

E para concluir, hoje 16 de junho, é também aniversário de Ariano Suassuna que completa 85 anos.

por LucianaMSArraes, 16-06-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário